sexta-feira, 24 de abril de 2015

Enquete sobre o novo nome da Universidade Federal em Rondonópolis

Na noite desta quinta-feira (23/04/2015), o comitê Pró-UFR esteve reunido para apreciar as sugestões de nomes para a nova Universidade Federal em Rondonópolis. Durante uma semana, a população teve a oportunidade de fazer sugestões, as quais foram contabilizadas e apresentadas da forma a seguir:



Analisando as sugestões, o comitê considerou que os dois nomes mais sugeridos são representativos do projeto de emancipação do Campus Universitário da UFMT em Rondonópolis, deliberando em seguida a realização de uma consulta popular sob a forma de enquete entre Universidade Federal do Cerrado e Universidade Federal de Integração do Centro Oeste.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CERRADO - Bioma em que Rondonópolis está inserida, o Cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do planeta em biodiversidade: a flora tem 4.400 espécies exclusivas; a fauna apresenta 837 espécies de aves, 67 gêneros de mamíferos, 150 espécies de anfíbios e 120 de répteis. Conhecido também como celeiro de grãos do mundo, o cerrado chama atenção pela sua importância tanto no aspecto ambiental quanto econômico. Nomear esta Universidade em homenagem a este importante bioma faz inserir em sua identificação a busca pelo crescimento sustentável, onde a nova Instituição Federal de Ensino Superior terá papel fundamental de promover o desenvolvimento político, social e econômico com qualidade e respeito ao meio ambiente. 


UNIVERSIDADE FEDERAL DE INTEGRAÇÃO DO CENTRO OESTE - Situada na mesorregião sudeste de Mato-Grosso, Rondonópolis está localizada em posição privilegiada, no entroncamento das rodovias BR-163 e BR-364, acesso à ferrovia (Ferronorte), onde se localiza o maior terminal intermodal do Brasil. Apresenta economia pujante, a 2ª maior economia do estado, e forte industrialização, Rondonópolis está inserida geograficamente na porção central do Centro-Oeste brasileiro, com grande importância logística como ponto de integração do Centro-Oeste. Nomear esta Universidade com referência à Integração do Centro-Oeste busca fortalecer tão importante região promovendo o avanço educacional necessário para o desenvolvimento político, social e econômico nos Estados de Mato-Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Desta forma, o Comitê Pró-UFR solicita sua importante participação na escolha do novo nome para a nossa Universidade Federal em Rondonópolis. A enquete estará disponível até as 13:00 do dia 28/04/15 (Terça-feira).




quinta-feira, 16 de abril de 2015

Sugestões para o novo nome da Universidade Federal em Rondonópolis

Carta Aberta à Comunidade Rondonopolitana

Rondonópolis, 16 de Abril de 2015.

O Campus Universitário de Rondonópolis vive um momento ímpar em sua história. São 38 anos de existência e aproximadamente sete anos de incansável busca pela emancipação. Através dos esforços envidados pela comunidade universitária, trabalhamos de forma incisiva no intuito de atingir todos os requisitos exigidos pelo MEC para transformação deste campus em universidade autônoma.
Pela primeira vez em sua história, o projeto de emancipação do Campus recebeu do MEC parecer favorável, e está incluída no próximo ciclo de expansão das Universidades Federais. No entanto, não é política do MEC vincular o nome da Universidade ao nome de Municípios, devendo desta forma ser executada a alteração do nome do projeto “Universidade Federal de Rondonópolis”.
Rondonópolis pertence à mesorregião sudeste de Mato Grosso, a qual conta com aproximadamente 500 mil habitantes. Está inserida na região de transição entre o Cerrado e o Pantanal, dois grandes e importantes biomas brasileiros com suas características peculiares e de conhecimento internacional. Esta região é responsável pela integração do Centro-Oeste brasileiro, sendo limítrofe dos estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Pretende-se atender não somente à população de um Estado, surgindo assim mais uma importante Universidade Federal para o Centro-Oeste.
Na esperança de conseguir a tão almejada emancipação, solicitamos à comunidade rondonopolitana sua valiosa sugestão, na consulta pública sobre o nome da nossa nova Universidade Federal em Rondonópolis. Desde já agradecemos.
Atenciosamente,

Comitê Pró-UFR